Albumina

A albumina e a globulina são as proteínas mais abundantes no plasma ou soro normais. Ela constitui cerca de 80% do teor total de proteínas, e desempenha funções essenciais, como a manutenção da pressão osmótica do sangue, transporte de vitaminas e nutrientes em geral, hormônios e fármacos.

Valores séricos de Frutosamina, Cálcio e Bilirrubina Indireta são afetados pela hiper ou hipoalbuminemia, pois estão ligados á essa molécula, devendo descartar essas ocorrências quando alguns desses testes estão alterados. Interpretação do resultado: Valores aumentados = desidratação, aumento de proteína na dieta, anabólicos esteróides.

Valores diminuídos = hiperhidratação, diminuição na síntese protéica (devido à diminuição na dieta, má absorção, má digestão – insuficiência pancreática exócrina, hepatopatias – provavelmente crônica, insuficiência cardíaca), aumento na perda protéica (devido a doenças renais, intestinais, queimaduras, hemorragias, lesão cutânea exsudativa, septicemia e bacteremia) ou subnutrição (parasitária ou dietética – inclusive rações medicinais para dissolução de cálculos de Estruvita por tempo prolongado). A Albumina é sintetizada exclusivamente no fígado.

Em razão da grande capacidade de reserva para produção de Albumina, não se constata hipoalbuminemia até que 70 – 80% de tecido hepático seja afetado. Essa diminuição associada com hepatopatia, indica cronicidade devido à meia-vida longa da albumina. Quando seu valor sérico é menor que 1,5g/dL, ela contribui para o desenvolvimento de ascite e edema.

VALORES DE REFERÊNCIA (g/dL)

Canino = 2,3 – 3,8

Felino = 2,1 – 3,9

Equino = 3,0 – 4,0

Bovino = 2,8 – 3,8

Caprino / Ovino = 2,4 – 3,9

Aves = 0,8 – 2,0

Para a dosagem da Albumina, deve-se coletar no mínimo 1,0 mL de sangue em tubo seco de bioquímica com tampa vermelha, aguardar em média 30 minutos em temperatura ambiente (tubo em “pé”) e em seguida refrigerar. Dosar em até 48 horas após a coleta. O resultado é rápido, ficando pronto no mesmo dia. Em animais obesos, recomenda-se o jejum de 8-12 horas, pois a lipemia pode causar uma “falsa diminuição” da Albumina.

Qualquer dúvida, estaremos a disposição!!

DIAG & VET – Laboratório veterinário de Análise Clínicas.