Frutosamina

As Frutosaminas são compostos de proteínas glicosiladas (proteína ligada á um carboidrato), formados pela combinação da glicose com proteínas, especialmente a albumina. Em animais sadios, normalmente há a formação de Frutosaminas, porém, quando a concentração de glicose sanguínea permanece alta, a quantidade formada deste composto também é maior. Por isso, a Frutosamina é um bom indicador da concentração de glicose que havia até 2 semanas antes do exame, devido  a meia-vida deste complexo. Ela oferece ao clínico uma informação mais confiável sobre o metabolismo da glicose, por um período mais longo, do que a dosagem da glicose sanguínea, que reflete uma condição momentânea. Sendo assim, sugerimos sua dosagem como parâmetro para o diagnóstico de Diabetes Melito, principalmente em felinos, e monitoração da terapia de todos os pacientes diabéticos.

 

Como a Albumina é a principal proteína que se incorpora à molécula de Frutosamina, a hipoalbuminemia pode causar uma falsa diminuição no valor da Frutosamina, principalmente em cães. Por isso, para esses pacientes, recomenda-se o ajuste da sua concentração através da fórmula abaixo:

Frutosamina ajustada (mmol/L) = 2,82/Albumina (g/dL) x Frutosamina (mmol/L)

A dosagem da Frutosamina é muito importante também para diferenciar a hiperglicemia induzida por estresse da hiperglicemia diabética, em gatos. Pois nesses pacientes, a excitação provoca uma hiperglicemia de curta duração, que ocasionará um aumento no valor da dosagem de Glicose, enquanto que o valor da Frutosamina permanecerá sem alteração. Já em gatos diabéticos, sua concentração estará aumentada pois a hiperglicemia persiste por um período maior de tempo. É ideal também para o controle do paciente diabético nos últimos 7 a 14 dias antecedentes da coleta.

VALORES DE REFERÊNCIA (umol/L) CANINO / FELINO

225,0 – 375,0

Hipoglicemia prolongada: < 250,0

Controle excelente: 350,0 – 400,0

Controle bom: 400,0 – 450,0

Controle médio: 450,0 – 500,0

Controle ruim: >500,0

 

Para a dosagem da Frutosamina, deve-se coletar no mínimo 1,0 mL de sangue em tubo seco de bioquímica com tampa vermelha, aguardar em média 30 minutos em temperatura ambiente (tubo em “pé”) e em seguida refrigerar. Dosar em até 4 horas após a coleta. O resultado é rápido, ficando pronto no mesmo dia. Apesar do jejum não ser obrigatório neste exame, aconselhamos o mesmo para evitar a interferência pela lipemia

Qualquer dúvida, estaremos a disposição!!

DIAG & VET – Laboratório veterinário de Análise Clínicas.